Literatura

História de Jacaré de Clara Rosa Cruz Gomes

Desta vez o filhote trouxe da escola um livrinho super simpático chamado História de Jacaré. Como já mencionei em outro post, costumo colocar aqui apenas os livrinhos que fizeram a diferença se destacando de alguma forma.

Foi o caso deste.

Assim que vi a capa, me apaixonei pela ilustração, feita toda como se fossem recortes e colagem. O conteúdo mantém o mesmo padrão. Sabe aquela coisa que parece que pode pegar? Que dá vontade de tocar? A impressão não tem textura alguma, mas passa essa sensação, como se a colagem ainda estivesse fresquinha… 🙂

O texto é bem simples, a história em si, deixou um gostinho de “podia continuar”, achei o fim meio brusco, como se tivesse uma limitação de páginas, ou caracteres. Mesmo com esse ar que o texto passa, achei que passa no teste, inclusive se considerar o quesito “fácil leitura”, ideal para leitores iniciantes. A mensagem passada no texto precisou ser um pouco mais frisada, pois não é muito da nossa realidade comprarmos bolsas ou qualquer outra coisa de jacaré, percebi que essa associação ficou meio no ar, mas isso, acredito, que deva ser ao fato que de repente, o texto acabou. De qualquer forma, esse foi o único porém, o texto flui, não é pesado, e apresenta-se da forma ideal para leitores de primeira viagem.

Fica a indicação:

Título: História de Jacaré
Autor: Clara Rosa Cruz Gomes
Ilustração: Romont Willy e Érica Catarina
Editora: Elementar
Páginas: 16

Passeando na net, encontrei um links interessante, nada como valorizar um trabalho:

http://contoscantoseencantos.blogspot.com/2009/01/esta-vai-para-os-ilustradores.html

Beijinhos

Criatura da área de exatas que ama ler e estudar além de esconder-se na bolha. Típico né? Apenas buscando um lugar discreto e elegante ao sol. Programadora web, leitora compulsiva, ama o belo e exótico, apreciadora de uma boa música.