LifeStyle

5 Reflexões para o Envio de Emails

Foto de @flavioSigel

Algumas “regras” simples poderiam ser respeitadas ante a decisão de lotar a caixa postal de alguém, resolvi escrever isso, pois recebi um email tão preconceituoso que meu desagrado foi enorme. De fato me chateou e, de certa forma, decepcionou.

Deixo aqui minha sugestão, antes de encaminhar ou criar um email reflita:

1. Essa informação é verdadeira? Parece óbvio, mas ainda hoje recebo emails avisando de técnicas um tanto questionáveis. Então antes de sair encaminhando como verdade absoluta, pesquise, e não vem com essa de “veio resultado no google então é verdade” pois isso não procede. Verifique o tipo de resultado retornado! A informação foi publicada por algum jornal ou revista conceituado? Pois, se estiver apenas em blogues, qual o grau de confiança que você credita a ele? Pense nisso. Se confirmar a veracidade, agregue sua pesquisa, assim quem receber irá pelo menos te dar mais créditos, e se for mentira, quebre o ciclo!

2. Essa informação ofende alguma crença? Lembre-se cada um tem o direito de escolher sua própria fé, isso é constitucional inclusive! O fato de você concordar com o que está escrito no email, apenas prova que você e o autor compartilham algo. Isso não quer dizer que esse algo seja verdade absoluta! Pense nisso. Ofender o outro não irá deixá-lo melhor. Não tente convencer o outro de sua crença.

3. É uma corrente? Esquece, correntes só servem para entupir servidores e lotar caixas. Sim, tudo bem, hoje temos banda larga, mais espaço de armazenamento, mas pense, qual o objetivo de passar uma coisa pra frente se nem você acredita nela? Se correntes já eram chatas no papel, imagine por email, em que recebemos diversas por dia.

4. Dicas saudáveis. Nesse caso, segue o mesmo critério do item 1, mas resolvi abrir um tópico exclusivo apenas para frisar: o que funcionou para você pode não funcionar para o outro. Muitas pessoas são alérgicas e não sabem, e acabam seguindo essas receitas milagrosas sem consultar um especialista. Nem todos tem o discernimento de avaliar riscos. Passe a dica para frente, apenas se não tiver contato nenhum com o corpo. Leve em consideração que muitas dessas dicas são inventadas, e uma simples pesquisa pode esclarecer a “pegadinha”.

5. Você já recebeu isso antes? Então, com toda a certeza sua lista de amigos também!! Não insista. O tempo é precioso, vamos inovar, chega do mesmo!

Galerinha, espero que isso ajude, apesar que acho que não vai fazer diferença nenhuma. Reflita com carinho antes de encaminhar um email. Você pode ofender uma pessoar querida e nem se dar conta disso.

Pausa para reflexão.

Beijos e até a próxima.

Criatura da área de exatas que ama ler e estudar além de esconder-se na bolha. Típico né? Apenas buscando um lugar discreto e elegante ao sol. Programadora web, leitora compulsiva, ama o belo e exótico, apreciadora de uma boa música.