Literatura

Minha Querida Sputnik, Haruki Murakami

E o Desafio Literário de Abril é, ou melhor, na verdade, foi Escritor(a) Oriental, sem comentários sobre o atraso, afinal, tem mais “alguns” na fila!

Escolhi esse livro meio de última hora, admito que pouco conheça sobre escritores orientais, e este, foi o segundo que caiu em minhas mãos este ano, o que achei uma feliz coincidência. A príncipio, já logo digo que não foi nada do que imaginava, mas isso não me decepcionou, ao contrário, a atenção prendeu-se um pouco mais. Não é o tipo de história que agrade a qualquer público, mesmo assim, gostei da trama. O título em conjunto com a capa estamparam um romance pouco tradicional, e ao menos isso eu acertei: o amor de uma mulher por outra, e não são mãe e filha! O desenrolar foi algo que fugiu totalmente de meus míseros palpite. Soa algo mais romanceado, utópico, e por que não, platônico.

“- Não é que eu queira deixar de escrever – disse Sumire. Ela refletiu por um momento. – É só que, quando tento escrever, não consigo. Sento-me à mesa e não me vem nada: nenhuma ideia, nenhuma palavra, nenhuma cena. Zero. Não faz muito tempo, eu tinha milhões de coisas sobre o que escrever. O que está acontecendo comigo?”

“Lembro muito bem da primeira vez em que nos encontramos e conversamos sobre Sputnik. Ela estava falando sobre escritores beatniks, e eu entendi errado e disse ‘Sputnik’. Rimos e isso quebrou o gelo. Sabe o que significa ‘Sputnik’ em russo? ‘Companheira  de viagem’. Vi num dicionário não faz muito tempo. Uma coincidência estranha, se pensar bem. Eu me pergunto por que os russo deram esse nome a seu satélite. É apenas uma pequena massa de metal girando em torno da Terra.”

Creio que consigo deixar minha opinião mais clara da seguinte forma: não tenho vontade de reler. Não é o tipo de livro que te anime, que te motive, achei um tanto deprimente, para dizer a verdade. Não é o tipo de leitura que indicaria a qualquer pessoa, apenas aos  curiosos… Maldade né… 😀

Nota 3 (1 – 5) está de ótimo tamanho.

Autor: Haruki Murakami
Título: Minha Querida Sputnik
Editora: Objetiva
Número de páginas: 236

Beijinhos

Criatura da área de exatas que ama ler e estudar além de esconder-se na bolha. Típico né? Apenas buscando um lugar discreto e elegante ao sol. Programadora web, leitora compulsiva, ama o belo e exótico, apreciadora de uma boa música.