Literatura

O Último dos Moicanos, de James Fenimore Cooper

o_ultimo_dos_moicanosFilhote começou a trazer livros da escola para ler em casa. Neste ano, ao que tudo indica, será um livro por semana, trazendo para casa todas as segundas. Bem, para desencargos, hoje já trouxe outro livro, que provável apareça por aqui semana que vem. Uma boa diferença do ano passado. Gostei.

Agora, indo ao livro, eu o achei meio denso para a idade. Filhote tem 7 anos, e viajou bastante durante a leitura. Esse volume tem mais texto do que figuras, e, uma coisa que me incomoda até hoje: muitos personagens com nomes complicados. Coisa meio difícil de lembrar. Diante desse cenário, a cada pausa que fizemos (três), recapitulamos a história, e para facilitar a vida, apelidei todos, coisinha básica: as moças, o homem branco, caçador, professor, etc….. Sempre fazendo perguntas “Você lembra disso? Lembra que estavam indo para tal lugar? “, e assim por diante, isso ajudou bastante.

Entre mortos e feridos, acho que filhote não entendeu muito bem o que aconteceu ao final. Palavras como chacina ou massacre ainda não estão bem resolvidas em sua cabecinha. Assim como acabou a pólvora, e ficaram felizes ao ver a espingarda descarregada jogada no chão. Isso foi muito profundo, e a coisa acabou indo muito para o surreal, mesmo explicando. Opinião sincera? Ele teria aproveitado melhor se tivesse mais idade.

Agora, analisando meu lado, por mais enxuta que a história estava, com 8 capítulos ela conseguiu me emocionar. Algo bem do gênero: estranho e bonito. Concluindo, é um livro, no formato para pré-adolescente, que vale a pena.

00d25aa694fe11e2b2c322000a1f9804_7

E filhote ficou orgulhoso por ter concluído essa tarefa em tempo. Fez até um desenho, só não coloriu.

Beijos

Criatura da área de exatas que ama ler e estudar além de esconder-se na bolha. Típico né? Apenas buscando um lugar discreto e elegante ao sol. Programadora web, leitora compulsiva, ama o belo e exótico, apreciadora de uma boa música.