LifeStyle

Não existe almoço grátis

2015-05-15-free-lunch

Quando ouvimos essa frase em House of Cards, com a justificação de que em algum momento posterior algo será pedido em troca, paramos para filosofar sobre a profundidade da frase. Vai de encontro também com uma outra objeção bem prática mas que algumas pessoas acabam se ofendendo: não existe boa ação ou toda boa ação tem um interesse embutido. 😀

Quanto ao almoço grátis não existir, isso me parece bem óbvio. Podemos até “ganhar” um almoço, mas com certeza alguém o pagou. E pesquisando, encontro uma origem e até mesmo sua sigla. Acho surreal, como tudo vira sigla, sendo a frase “there ain’t no such thing as a free lunch” correspondente a TANSTAAFL. Fofo né?

Conta-se que lá pelo século XIX era comum os restaurantes ingleses e americanos oferecerem almoço “grátis” desde que a bebida fosse comprada. E assim, taxaram esses restaurantes de veicularem “propaganda enganosa”, visto que era óbvio que o preço do almoço estava incluso no valor da bebida. Muitos foram até mesmo processados. E até hoje isso ainda é válido, quando que acreditamos que estamos realmente ganhando um desconto ou um frete grátis? Apesar de muitos ainda serem atraídos por esse chamariz, a verdade é que todos sabem que estão sendo enganados.

Não existe almoço grátis, essa é a realidade.

 

Criatura da área de exatas que ama ler e estudar além de esconder-se na bolha. Típico né? Apenas buscando um lugar discreto e elegante ao sol. Programadora web, leitora compulsiva, ama o belo e exótico, apreciadora de uma boa música.