Literatura

Desventuras em Série – O Lago das Sanguessugas, de Lemony Snicket

Logo após a divulgação da data de lançamento da série pela Netflix, resgatei por aqui um presente antigo, que estava pegando poeira, e bem, é diversão, digo leitura para uma sentada só. Espero conseguir ler todos até janeiro.

Esse é o terceiro livro de treze, dando continuação a infeliz saga dos Baudelaire, os órfãos que só encontram desventuras em sua jornada e nenhum final feliz. Opa, fique calmo, não é um spoiler, o autor deixa isso bem claro na capa do livro e em vários momentos durante a história.

Tentei contar a história em voz alta, mas não surtiu um efeito muito bacana, acho que precisaria de mais vozes para compor melhor, assim, ficaria com uma visão bem clara de quando o narrador está conversando diretamente com o leitor e quando está contando a história em suas divagações. Acho que ninguém teria a brilhante ideia de começar a série pelo meio, mas se isso acontecer, vai demorar um pouco para entender o quanto a narração é cheia de sacadinhas.

Desta vez, os órfãos vão para a casa de uma tutora que mora no alto de um penhasco, com vista para um enorme lago. Essa tutora em especial, é fanática por gramática e tem medo de tudo, para alegria dos irmãos. Tudo parece começar bem, mas, sabe, não é nada disso que continua acontecendo e, assim transcorre mais uma desventura, cheia de infortúnios. A parte boa de saber disso, é que você nem torce mais para dar tudo certo, existe apenas a curiosidade de “o que vai acontecer dessa vez?”. E, eu diria, é melhor não perguntar se tem como piorar.

É um bom passatempo, fui surpreendida finalizando o último capítulo e procurando frustrada pelo próximo. Terminei e nem percebi. Agora, é ir atrás do próximo.

Se vocês se interessam por ler histórias com acontecimentos divertidos, certamente estão lendo o livro errado, porque raras vezes os Baudelaire passam por experiências divertidas ao longo de suas melancólicas e desventuradas vidas. O infortúnio deles é algo de terrível, tão terrível que eu mal tenho coragem de escrever sobre o assunto. De modo que, se vocês não querem ler uma história que é só tragédia do início ao fim, esta é sua última chance de largar este livro, porque os tormentos dos órfãos Baudelaire começam já no próximo parágrafo.

Nota 5 (1 – 5) .

Autor: Lemony Snicket
Título: O Lago das Sanguessugas
Número de páginas: 184
Ano de publicação: 2001

Beijinhos

Criatura da área de exatas que ama ler e estudar além de esconder-se na bolha. Típico né? Apenas buscando um lugar discreto e elegante ao sol. Programadora web, leitora compulsiva, ama o belo e exótico, apreciadora de uma boa música.