
Continuando com a história de rei Arthur, o segundo volume de As Brumas de Avalon: A Grande Rainha.
Considero essa segunda parte, mais como uma finalização dos eventos do primeiro, como a gravidez de Morgana, o casamento de Arthur e suas guerras saxônicas.
Comparado ao primeiro livro, neste a autora pega mais leve em relação a outras crenças, a história continua parada, apenas mostrando pensamentos e desejos de seus personagens-base, sem torná-los realidade. O final é surpreendente, devido ao desenlance de toda a história anterior.
Recuso-me a aceitar que Gwenhwyfar seja a Grande Rainha, ela é apresentada desde o começo como uma pessoa frágil, medrosa, vazia, submissa a vontadade de TODOS (sem exageros) , extremamente mimada e carola. Se tivesse que escolher um personagem a odiar, seria ela. Fica difícil acreditar que Arthur a considere tanto, e que Lancelote babe por ela, mas enfim, não foge a realidade.
Como no primeiro livro, acredito que vários trechos mereçam destaque e minha escolha é aleatória:
” – Não me surpreende – disse, com um leve desprezo que não sabia que surgira em sua voz, até que falou. – Seu irmão sempre teve medo das coisas que não pode compreender, e a fé cristã é bem adequada para escravos que se consideram pecadores e humildes… – Fez uma pausa, e disse: – Desculpe, meu filho. Não pretendi menoscabar. Sei que é também sua crença.”
Fica fácil entender o trecho, quando você vê personagens no livro inteiro, matarem, sacanearem em tudo com trapaças, roubos e traições. Depois, confessam-se, e “perdoadas” estão livres de culpa, pois o cordeiro foi imolado por eles, e seguem iguais, pois sabem que a redenção está ao alcance de um dobrar de joelhos ante o altar. E continuam as mesmas pessoas, com as mesmas ações e atitudes, pois sabem que depois serão perdoadas, e assim seguem a vida.
A parte mais angustiante e que te leva a continuar, é quando Morgana desaparece da história, e ninguém, nem mesmo Vivianve ou mesmo Merlin sabem onde ela está.
Minha nota é 3.
Logo mais seguem considerações ao terceiro volume da série.
Beijos