O livro da vez estava em minhas mãos já a um tempo, estava bem curiosa, e a única dificuldade que senti foi distinguir qual dos três que tenho seria o primeiro. Essa informação poderia estar na capa, mas não. Por dedução, achei que o “Aprendiz” era um ótimo candidato, o Google me confirmou. O Aprendiz do Mago faz parte das Crônicas de Wardstone, e por enquanto 13 livros foram escritos. É, meio que “nossa”, mas, os livros são curtíssimos (pelos menos os 3 primeiros). Lembrou-me um pouco a série vaga-lume, onde a diversão era garantida em uma dose só.
O livro conta a história de Tom, um menino que é o sétimo filho de um sétimo filho, e isso, nesse “universo” é praticamente um termo de contrato de trabalho assinado ao nascer. Casos assim, normalmente irá levá-lo a ser um mago. Quando chega a idade, os meninos precisam aprender um ofício, e temos o primeiro vira fazendeiro, herdando tudo, o segundo vira ferreiro, outro vira carpinteiro, e assim sucessivamente, e a ideia é que quando chega no sétimo, só sobrou uma coisa. O ofício de mago, apesar de todos considerarem importante, ao mesmo tempo é temeroso, pois além de ser perigoso, é bem solitário.
O jovem Tom, de início, precisa passar por algumas provas, e acaba se atrapalhando um pouco. Ele aprende algumas lições e acaba percebendo o quão solitária será sua vida desse ponto em diante.
É uma boa distração, e pretendo ler os próximos, só não emendei o segundo em seguida para digerir um pouco da história do primeiro, já que tudo aconteceu tão rápido, mas deixou uma certo ar curioso. O primeiro livro pareceu apenas um grande capítulo para algo que ainda está por vir. Não vou aguentar esperar por muito tempo, certeza.
“Muito bem, rapaz – disse ele. – Há dias coisas que reagem bem à lisonja. A primeira é a mulher e a segunda um demônio. Nunca falha.”
“E lembre-se de uma coisa: nem todas as bruxas são iguais. Inserem-se em quatro categorias rudimentares – as malévolas, as benévolas, as falsamente acusadas e as desconhecedoras.”
“Pode ser, mas ela sabe demais e também é inteligente. Neste momento é apenas uma menina, mas um dia será uma mulher e uma mulher inteligente é perigosa.”
Nota 5 (1 – 5) .
Título: O Aprendiz do Mago
Ano de publicação: 2004
Beijinhos
2 Comments
[…] Literatura Deixe um comentário Não via a hora de pegar essa continuação, o primeiro foi o Aprendiz do Mago, que li a pouco tempo, e posso dizer que não me decepcionei. Tanto com as situações de […]
[…] de Joel G. Gomes 8. Noiva de Ocasião, de Liz Fielding 9. Uma Dose Mortal, de Agatha Christie 10. O Aprendiz do Mago, de Joseph Delaney 11. Belas Maldições, de Neil Gaiman e Terry Pratchett 12. A Maldição do Mago, de Joseph Delaney […]