Quando ouvimos essa frase em House of Cards, com a justificação de que em algum momento posterior algo será pedido em troca, paramos para filosofar sobre a profundidade da frase. Vai de encontro também com uma outra objeção bem prática mas que algumas pessoas acabam se ofendendo: não existe boa ação ou toda boa ação tem um interesse embutido. 😀
Quanto ao almoço grátis não existir, isso me parece bem óbvio. Podemos até “ganhar” um almoço, mas com certeza alguém o pagou. E pesquisando, encontro uma origem e até mesmo sua sigla. Acho surreal, como tudo vira sigla, sendo a frase “there ain’t no such thing as a free lunch” correspondente a TANSTAAFL. Fofo né?
Conta-se que lá pelo século XIX era comum os restaurantes ingleses e americanos oferecerem almoço “grátis” desde que a bebida fosse comprada. E assim, taxaram esses restaurantes de veicularem “propaganda enganosa”, visto que era óbvio que o preço do almoço estava incluso no valor da bebida. Muitos foram até mesmo processados. E até hoje isso ainda é válido, quando que acreditamos que estamos realmente ganhando um desconto ou um frete grátis? Apesar de muitos ainda serem atraídos por esse chamariz, a verdade é que todos sabem que estão sendo enganados.
Não existe almoço grátis, essa é a realidade.